Menu

As motivações da Funcional com o FAS

As motivações da Funcional com o FAS

O tema sustentabilidade e preocupação social tem se tornado constante dentro das grandes empresas que, inclusive, passaram a destinar áreas específicas para garantir que as boas práticas do setor sejam aplicadas de forma intrínseca aos seus negócios, sejam eles “serviços ou produtos”.

Essa preocupação nasce da necessidade de uma maior conscientização sobre o assunto. Sabemos e precisamos cuidar de nossos negócios de forma a não comprometerem gerações futuras (em quesitos naturais, como água e oxigênio).

Outro ponto são os impactos financeiros nas corporações. Os consumidores estão em busca de “propósitos” nas suas relações comerciais. A desconexão entre o que uma empresa diz fazer e o que efetivamente coloca em prática é tão grande que um estudo realizado pela Meaningful Brands (HavasGroup) com mais de 300 mil pessoas de 33 países revela que se 74% das marcas desaparecessem hoje, os consumidores não se importariam. Isso significa que, para os usuários, apenas 26% das marcas são importantes no âmbito geral. Ou seja, o modelo do consumidor mudou. Eles procuram marcas que vão além do produto, que possuam impacto positivo e tangível para suas vidas. A geração que mais espera das marcas é a geração do milênio, 77% demandam conteúdo interessante ou significativo junto com serviços que vão além da missão principal de uma marca.

A responsabilidade socioambiental das empresas se traduz em inúmeros benefícios: para os colaboradores que convivem em um ambiente de trabalho mais saudável, ganho de imagem para a empresa junto a seus clientes que buscam se relacionar com marcas de maior credibilidade social, para a companhia se tornar mais competitiva em seu nicho de mercado tendo um diferencial que muitos de seus concorrentes não possuem e fora os ganhos para a humanidade que viverá em um planeta menos prejudicado pelas gerações anteriores.

Pensando nessa tendência e no seu DNA de colocar as pessoas em primeiro plano, a Área de Risco e Compliance da Funcional criou o FAS – Funcional Atitude Socioambiental. O programa trabalha com medidas para compensar e minimizar os danos causados à natureza, como economia de energia e água, reciclagem eficiente de lixo, devolução à natureza do gás carbônico emitido e adoção de metas internas para sensibilizar os colaboradores a se engajarem na proposta.

Nós da Funcional sempre atuamos de forma responsável e sustentável, inspirando pessoas a construírem um mundo melhor, tanto nos negócios como em suas vidas pessoais. Temos isto como essência. Assim, no ano de 2017, com o objetivo de acompanhar nossos clientes e fazer parte do “grupo do bem”, ou seja, estar entre as empresas que realmente se envolvem e oferecem melhorias significativas à sociedade e à natureza, resolvemos documentar nossas ações por meio de políticas sólidas, traçando objetivos e metas atingíveis, bem como definindo nosso calendário de campanhas.

O movimento começou com a adoção de um abrigo para distribuição de ovos de Páscoa para crianças em situação de vulnerabilidade e assim seguimos com palestras sobre proteção ao meio ambiente para crianças de 7 a 11 anos, com a meta de atingir 280 alunos de escolas públicas. Além da parte teórica, os participantes foram convidados para uma gincana que ensinava como descartar o lixo de maneira correta e também receberam um certificado de embaixador da natureza e uma muda de árvore frutífera. Tivemos a campanha do agasalho e, para o segundo semestre, faremos palestras sobre finanças domésticas para os pais e tutores dos Jovens Aprendizes, mas o convite será estendido a todos os outros colaboradores da empresa. E ainda temos em vista a ação de Dia das Crianças e Natal, com apadrinhamento de crianças.

O nosso maior propósito com o FAS é inspirar pessoas a entrarem nesta causa, mas gostaríamos que esse envolvimento acontecesse de forma natural. Assim, desenvolvemos as políticas, realizamos treinamento de todos os colaboradores sobre nossas metas ambientais, sensibilizamos a todos com mensagens por toda empresa sobre economia de água, luz e reciclagem do lixo. Por meio de comunicação interna solicitamos aos colaboradores que, caso tivessem interesse, estávamos recrutando pessoas interessadas em participar de ações socioambientais e, para nossa surpresa, recebemos muitos e-mails em poucas horas de indivíduos se alistando para nossas missões. Sim, chamamos de missões. Nossos colaboradores não são voluntários. São missionários, pois aqui temos como lema: missão dada é missão cumprida!

 Vivian Paneque – Gerente de Risco e Compliance da Funcional Health Management

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on Twitter