Menu

Colaboração para transformação – por Fabio Hansen

Colaboração para transformação – por Fabio Hansen

Há 18 anos iniciamos uma jornada pioneira na área da saúde baseada em tecnologia e conhecimento, inicialmente focados na gestão do beneficio medicamento para grandes pagadores, uma visão de negócio baseada em observação do mercado norte americano. Os desafios eram poucos, mas grandes. Primeiro tínhamos que estabelecer uma rede de farmácias 100% conectada on-line com o nosso autorizador, tarefa nada simples no inicio da década de 2000, época em que a rede mundial de computadores ainda estava engatinhando no Brasil. Depois tínhamos de aculturar o mercado sobre a utilização de dados para gerir saúde populacional, usando o slogan “Gestão Integrada da Saúde”.

Ao longo deste tempo muitos novos serviços foram desenvolvidos e novos mercados desbravados, tornando os desafios inúmeros, igualmente grandes e complexos. A própria evolução do ambiente tecnológico gera inúmeras oportunidades para ampliar a prestação de serviço, se somarmos isso a constante mudança de comportamento na maneira de consumir – inclusive medicamentos – temos uma infinidade de possibilidades inovadoras.

Diante de tantas oportunidades de ofertar melhor serviço, buscando cada vez mais eficiência para nossos clientes, recentemente senti a necessidade de organizar o processo de desenvolvimento de novas soluções dentro da empresa, objetivando uma maior assertividade na elaboração de novas ferramentas e produtos. Para isto adotamos a abordagem do Design Thinking, uma forma coletiva e colaborativa na solução de problemas envolvendo todos os stakeholders. A metodologia fica ainda mais clara quando visualizamos o duplo diamante (abaixo).

 canvas

Fonte: The Design Council (UK)

Desta forma podemos lançar soluções com maior chance de aderência em menor tempo de go to market.

Além do olhar micro para cada área de negócios, finalizamos este processo exercitando nosso olhar macro. Nesta fase utilizamos a metodologia Business Model Canvas, que divide em 9 quadrantes as principais características de negócio. Foi uma fase de muita troca, respeito a opinião dos colegas e um exercício revelador de nos colocarmos no lugar do outro – no nosso caso, dos clientes.

Todas estas ações visam manter a Funcional como pioneira na oferta de soluções ao mercado de saúde, combinando conhecimento técnico com tecnologia, só que agora não mais dependente da visão de uma única pessoa!

E mais está por vir! Compartilhe com a gente ideias inovadoras que estão transformando sua rotina!

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on Twitter