Menu

Brasil e Cuba fecham acordo para desenvolvimento de medicamentos

Brasil e Cuba fecham acordo para desenvolvimento de medicamentos

Brasil e Cuba assinaram, nesta semana, em Havana, uma carta de intenções que estabelece parceria entre os dois países no desenvolvimento de medicamentos. A cooperação permite que empresas brasileiras e cubanas desenvolvam, em conjunto, processos para novos medicamentos contra o câncer e doenças autoimunes. A iniciativa vai gerar redução no custo desses medicamentos e produtos e o estímulo à inovação tecnológica no Brasil.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acredita que vai haver agilidade na transferência de conhecimento desenvolvido pelos cubanos para o Brasil. “Vamos levar para o Brasil medicamentos modernos para o câncer, para diabetes, vacinas modernas num preço mais acessível, permitindo que a população brasileira possa ter acesso a esses medicamentos. Já temos 21 produtos, entre medicamentos e vacinas, que estão em parceria e cooperação entre Brasil e Cuba. Uma parte desses produtos já começa a ser entregue, distribuída para a população brasileira, como medicamento para hepatite, medicamento muito importante para quem tem deficiência em anemia e algumas vacinas importantes, que conseguem proteger contra epidemias no nosso país”, afirmou o ministro.

A assinatura do documento foi feita entre os ministérios da Saúde dos dois países e o BioCubaFarma, Grupo das Indústrias Biotecnológica e Farmacêutica daquele país. Também foi assinado um Termo de Compromisso para a criação de uma empresa mista entre a BioCubaFarma e a Odebrechto a fim de auxilia no desenvolvimento de medicamentos. Esse projeto vai utilizar capacidades tecnológicas do Brasil e de Cuba na produção de medicamentos para testes clínicos. As informações são do Ministério da Saúde.

Fonte: Cursos Aprendiz

Acesso Funcional é um de nossos benefícios exclusivos para a indústria. Confira aqui.

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on Twitter