Menu

Vamos falar sobre Programa de Benefício?

Vamos falar sobre Programa de Benefício?

Embora esteja cada vez mais sendo adotado por empresas no Brasil como forma de atrair ou reter os melhores talentos disponíveis no mercado de trabalho em função do valor que ele agrega ao salário e à qualidade de vida, ainda há quem tenha algumas dúvidas em relação ao Programa de Benefício Medicamento (PBM), que nasceu nos Estados Unidos, onde é chamado de Pharmacy Benefits Manager, com o intuito de facilitar e financiar o acesso à saúde e aos tratamentos medicamentosos.

Na prática ele é bastante simples: trata-se de um programa de benefício que tem como objetivo oferecer aos funcionários das empresas e seus dependentes acesso a remédios e itens correlatos nas drogarias. Para isso, basta que, de posse do cartão fornecido pelo programa e do documento de identificação, o colaborador se dirija a um estabelecimento credenciado e adquira os produtos de acordo com o escopo coberto pela iniciativa.

Justamente a cobertura é o que faz com que cada Programa de Benefício Medicamento (PBM) seja único e personalizado de acordo com a realidade da empresa que o adota. É possível que ele seja oferecido para todos colaboradores, assim como apenas para parte deles. Ou ainda que subsidie até 100% de determinadas categorias, como os medicamentos de alto custo ou de uso contínuo, mas não englobe outra, como vitaminas.

Mas, quem é que determina o desenho da iniciativa? A própria empresa contratante, levando em consideração o histórico de saúde da sua população interna. Parâmetros como distribuição etária e geográfica, faixa salarial e atividade profissional, além do know how da Funcional são atributos mais usados no desenho para uma empresa que nunca teve o beneficio.

E, então, a partir daí é que o benefício traz ainda mais valor para as companhias e também para os seus colaboradores. O uso do programa por parte dos funcionários gera um histórico que permite a construção de um banco de dados, que quando cruzado com as informações do uso do plano assistencial propicia a implementação de uma gestão completa de saúde. Isso significa dizer que é possível entender com mais profundidade as necessidades da sua população interna para financiar com mais eficiência sua saúde.

Como consequência, há ganhos em produtividade, redução da sinistralidade e melhora na qualidade de vida.

Se você está interessado em saber como todo o mecanismo do PBM pode contribuir para melhorar a gestão em saúde da sua companhia, alguns textos anteriores podem ser úteis, como esse sobre como gerenciar o benefício medicamento.

Na Funcional Health Management oferecemos uma solução completa e democrática de PBM, que abre a oportunidade para que qualquer empresa possa adotá-la, já que permite uma gestão planejada a partir do investimento. Agende um horário com um dos nossos especialistas e saiba mais.

Share on FacebookTweet about this on Twitter