Menu

Na contramão da crise

Na contramão da crise

Fabio Hansen, após 8 anos fora do país, criou a Funcional em 1999. Com muita saudade de casa, tinha um objetivo muito claro em mente: se desenvolver em um país com grande potencial e em vias de se tornar um pais de primeiro mundo! Otimista nato!

Naquela época os cenários político e econômico do Brasil eram promissores, estávamos no processo de pleno amadurecimento da nossa democracia e no campo econômico controlávamos o monstro da inflação com uma equipe econômica séria e competente. Era perfeito! Em contrapartida, os ditos mais experientes, tentaram alertá-lo quanto ao seu excesso de otimismo, alegando que já haviam visto a mesma euforia na década de 70. Contrariando as expectativas, Fabio insistiu e persistiu naquilo em que acreditava. E deu certo.

A Funcional vem performando de forma surpreendente, de certa forma ignorando o fato de o país estar na pior crise econômica já vivida. A taxa média de crescimento tem sido na ordem de 31% ao ano, nos últimos 5 anos, contratou mais de 100 colaboradores, não possui dividas e investe 7% de sua receita nestes últimos 3 anos.

“Fato é que confio ter feito a escolha certa, ainda acredito muito no Brasil. Demonstro isto diariamente ao acordar e ir para o trabalho. A crise nos fez mais alertas e mais focados nas nossas competências, nos tornando ainda mais competitivos. ” – comenta Fabio, com orgulho.

Andando no que parece ser a contramão da crise, após 18 anos desenvolvendo negócios no segmento de saúde suplementar, a Funcional agora investe na modernização de sua governança corporativa e evolui para o modelo de gestão por unidades de negócios. Essa nova estrutura permitirá que as unidades de negócios tenham mais agilidade e foco na área de atuação.

“Agora, as unidades de negócios têm mais autonomia e liberdade de flexibilização em suas áreas para serem cada vez mais aderentes aos seus clientes, suas demandas e seus mercados específicos, mas sem abrir mão da história da Funcional, que carrega uma cultura de tecnologia, inovação e vanguarda desde sua fundação. ” – Destaca o diretor da unidade ne negócios Health Analytics, Ricardo Ramos.

A inovação é o que move a Funcional! E como falar em inovação sem lembrar daquele frio na barriga diante das mudanças? Afinal, estamos falando de mudanças. E elas nunca são fáceis. Em alguma medida, sempre exigem capacidade de adaptação e compreensão, nos deixam um tanto inseguros e nos tiram de zonas de conforto.

As pessoas temem, nas mudanças, duas coisas principalmente: os seus próprios erros e o imprevisível. Ora, o imprevisível existe em qualquer situação. Em estatística diz-se que a única certeza de uma previsão é a de que ela vai errar. O erro, por sua vez, é característico da mudança. Se mudamos, vamos errar em alguma coisa. O erro é aprendizado e oportunidade. É empreender.

Paulo Magalhães, Diretor da unidade de negócios Pharma da Funcional, leva consigo uma frase importante acerca desse medo instintivo sobre mudanças: “Medo consentido é covardia. Medo dominado é coragem.”

E sobre os próximos passos, finaliza: “Estou certo de que escolhemos o melhor caminho. Os desafios à frente não são poucos. Assim como não são poucas as oportunidades. E esse cenário exigia grandes mudanças. Mas procuramos aproveitar o melhor de todos. Testamos cenários e pensamos nas pessoas. A história de cada um nos disse um pouco sobre como pensar o futuro. Mas a história não escreve esse futuro. Nós o escreveremos. A partir de agora. Errando, acertando e enfrentando nossos desafios”.

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on Twitter